ARREMATE UMA ORELHA


Para mais informações:
Telefone:(48) 9 9137-2238
E-mail: leilao@artery.com.br

Patrocinador:

Início

por Alexandre Rodrigues

ale.trindade

Inspiração:”Quando estamos em formação o que nos liga ao mundo exterior é a audição. Por este motivo escolhi fazer este trabalho, para chamar atenção para o problema desde o início da vida.”

Patrocinador:

Amarelinha Campeã

por Almeida Reis

@almeida.reis

Inspiração: “O conceito da orelha Amarelinha Campeã surgiu da empatia que nós brasileiros temos pelo futebol. Ela representa a história das conquistas da copa e a tradição de escutar os jogos no radinho a pilha.”

Patrocinador:

Condução do Som

por Almeida Reis

@almeida.reis

Inspiração: “Minha ideia é uma orelha robótica onde engrenagens e músculos convivem em harmonia. Cabos e bobinas interligam frente e verso, na parte de trás da orelha a pele se rasga e revela o interior a anatomia interna do ouvido do tímpano até a cóclea, num equilíbrio entre máquina e partes do corpo para garantir a condução do som.”

Patrocinador:

Com Flores no Olhar

por Andrezza Gois

@andrezzagois

Inspiração: “Eu havia imaginado flores para esta 2º ideia, e o verso acabou sendo uma surpresa para mim. Conforme fui criando, o desenho foi aparecendo e eu gostei muito do resultado.”

Patrocinador:

O Segredo do Coração

por Andrezza Gois

@andrezzagois

Inspiração: “Decidi falar de carinho e amor e então surgiu o projeto ‘O Segredo do Coração’.”

Patrocinador:

Som das Cores

por Antonio Mosko

@antoniomosko

Inspiração: “Este projeto vai de encontro com algumas séries e inspirações do meu próprio trabalho. As cores são bem presentes e produzidas apenas com uso de spray. Ao pensar no título: ‘Som das cores’ imaginei o comprimento de ondas sonoras no qual posso mesclar o visual colorido, traçando ondas e mesclando com outros efeitos luminosos. Penso na ideia da cor levando a identidade de ondas sonoras, o que vai é explorado neste trabalho expressivo e de cores marcantes.”

Patrocinador:

Você conectada ao mundo

por Felipe Costa - Inspiração Beatriz G.M. Marques

nomadedog_ink | biiiiaa_marques

Inspiração: “A inspiração que tive foi que ouvir pra mim é um mundo cheio de vida, cheio de alegria e que me faz muito feliz e me faz sentir conectada em tudo de maravilhoso que o som me permite sentir.”

Patrocinador:

Som da Cidade

por Bruna Rison

@devaneiodenanquim

Inspiração: “Desenvolvo a série ´Ansiedade Urbana” na minha página, Devaneio de Nanquim, aonde trago questionamentos sociais-urbanos sobre como a cidade nos influencia. Com isso trago o personagem KingZé, uma espécie de calunga com aparência neutra, sem cor, sem sexo e que carrega sua coroa, trazendo a ideia de que qualquer pessoa é especial na sua individualidade, independente de cor, sexo, religião e afins. A inspiração pra esta arte veio do som da cidade, em como é importante a gente ouvir o nosso entorno, o quanto isso nos influencia e nos torna especiais com o todo.”

Patrocinador:

Quando tudo era Mato

por Bruno Badaró

@brunobadaro_art

Inspiração: “Meu projeto foi inspirado em uma época onde o mundo era mais silêncioso, ouviam-se os sons da natureza selvagem e das descobertas do homem.”

Patrocinador:

S/N

por Cako Martin

@cako

Inspiração da obra: “O meu processo criativo se baseou em como a tecnologia hoje pode nos ajudar em tantos aspectos da vida, como por exemplo, a saúde auditiva. Pequenos momentos como ouvir uma música, hoje é possível graças a evolução tecnológica. Para o conceito da obra, eu me baseei na minha experiência com música, do boombox ao iPod, um Walkman, acessórios que usei e ainda uso tanto para relaxar, para trabalhar ou apenas diversão.”

Patrocinador:

Vozes da Mata

por Carolina Massad

@c_massad

Inspiração: “A obra foi inspirada no interior de nossas matas. A proposta é ouvir a voz do nosso lado selvagem. Do tímpano sai uma espiral que brota uma grande flor aplicada, devolvendo para o meio o resultado desta audição.”

Patrocinador:

Canção Interna

por Carolina Saidenberg

@carolina_saidenberg_art

Inspiração: “Este projeto faz parte da minha série de obras que chamo ‘Conexões’, onde busco descortinar as conexões que temos e também as que perdemos e buscamos recuperar com o meio ambiente, com a natureza, com as pessoas e nossos sentimentos. É um chamado da alma, o que nosso interior comunica, e se nós o escutamos.”

Patrocinador:

O Som da Liberdade

por Danila Pinheiro

@danila.pinheiro.arte

Inspiração da obra: “Obra adaptada para a orelha, traz a beleza de sentir os momentos únicos da vida, mesmo que sem som algum. Apenas sinta e transforme toda a enegia, o movimento as cores em um som único dentro de si.”

Patrocinador:

Bem te vi SP

por Danilo Yamamoto

@daniloyamamoto

Inspiração: “Com a intenção de representar as sutilezas da cidade de São Paulo, a obra ‘Bem Te (ou)Vi SP’ responde o questionamento: quais são os sons da nossa cidade? A intenção é representar o caos e o barulho de São Paulo, onde nem todos ouvem ou veem desta forma. Na obra uma personagem inspirada em uma famosa atriz mirim que tem surdez parcial, sustenta o canto tão tradicional das manhãs paulistanas do Bem Te Vi.”

Patrocinador:

Love the Experience

por Danilo Yamamoto

@daniloyamamoto

Inspiração: “Esta obra representa as possibilidades de inspiração no Universo. Cada pessoa se inspira de um jeito: uma música, uma conversa, uma risada, ou até mesmo o som do choro de um filho. Independente da forma, toda inspiração toca nossos corações e faz florescer outras novas possibilidades. ‘Love the Experience’ retrata essa possibilidade através do som, o qual muitas vezes passa despercebido no dia a dia.”

Patrocinador:

A Arte de Ouvir

por Érica Morais

@ericamoraisart

Inspiração: “‘A arte de ouvir'” representa o tema ‘ouvir bem é simples assim’. O piano e a clave de sol representam o ‘ouvir bem’. As células da cóclea (estrutura pertencente ao sistema auditivo) são similares às teclas de um piano, pois estão organizadas em sequência que vai do tom mais grave para o agudo. O pequeno e frágil dente-de-leão representa a simplicidade já que esta flor exala uma influência bastante positiva sobre as pessoas, especialmente as crianças que fecham os olhos para fazer um desejo e soprar suas sementes delicadas.”

Patrocinador:

Homenagem a Vicent

por Érica Morais

ericamoraisart

Inspiração: “Uma homenagem à vida e obra do pintor holandês Vincent Van Gogh. A escultura em forma de orelha faz uma referência à polêmica história em que Vincent teria cortado parte de sua própria orelha, após uma discussão.”

Patrocinador:

Melodia

por Érica Morais

@ericamoraisart

Inspiração: “A ideia é retratar a melodia dos pássaros e seu cantar, que soam como música aos ouvidos de alguém.”

Patrocinador:

Hear me. I’m Jazz

por Fê Mota

@fe_motta_guitarraleao

Inspiração: “A saúde dos ouvidos devem ser mantidas para que possamos desfrutar das maravilhas musicais. Este projeto é voltado para o jazz.”

Patrocinador:

Hear me. I’m Rock

por Fê Mota

@fe_motta_guitarraleao

Inspiração: “Meu trabalho é todo voltado para a música. Pinto os músicos durante shows de música. Então, tem bastante relação com a saúde dos ouvidos. Precisamos manter a saúde em dia para que possamos continuar nos deliciando com a música e seus diferentes estilos.”

Patrocinador:

Mergulho

por Julia Takeda

@jutakeda

Inspiração: “Pensando sobre a deficiência auditiva, imaginei que a principal característica seria a ausência. A ausência de som. E uma pessoa normal poderia se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência e experimentar essa sensação (de ausência de som), por exemplo, mergulhando no mar. Então a obra seria um convite a todas as pessoas.”

Patrocinador:

Vento

por Julia Takeda

@jutakeda

Inspiração: “Neste trabalho pensei sobre a perda gradual de audição que acomete muitas pessoas. Então, imaginei a perda auditiva avançando (é representado pelo vento ao fundo da paisagem). No verso da obra, o chapéu da menina é levado, representando a audição sendo levada. E como homenagem, pensei em usar no céu uma técnica simulando o impressionismo do pintor Vincent Van Gogh, pois ele é famoso por ter atacado sua própria orelha.”

Patrocinador:

A LIBRAS como Instrumento de Inclusão Social

por Keti Stefanini

@ketileine

Inspiração: A obra de Keti Stefanini contém diversos símbolos relacionados à cultura surda, desde datas, cores e desenhos que carregam significados para comunidade de deficientes auditivos. “A deficiência está em tudo o que fazemos e que impede as pessoas surdas de aprenderem, consumirem e se divertirem. Quebrar as barreiras da acessibilidade exige nós quebremos os nossos preconceitos e nos aproximemos mais da comunidade surda.”

Patrocinador:

Liberdade de ir….. e ouvir

por Langa

@langa.art

Inspiração: “‘Liberdade de ir…ouvir’ é um trocadilho que leva a reflexão à nossa liberdade e direito de ir ou vir, em relação a liberdade que é a recuperação deste sentido e ter novamente esta percepção. Os personagens também são letras que formam o título do projeto.”

Patrocinador:

Ouvindo Palavras

por Langa

@langa.art

“‘Ouvindo palavras’ traz uma orelha com várias palavras escritas e os personagens formando letras. As palavras trazem uma reflexão que só faz sentido quando se tem uma percepção e compreensão ao ouvir .”

Patrocinador:

Humana

por Lucas Ksenhuk

@lucasksenhuk

Inspiração: “A inspiração vem através dos sentidos, eu já estive surdo por um período da minha vida. Neste período, outros sentidos foram mais aguçados em mim, então fiz este projeto pensando justamente nos sentidos.”

Patrocinador:

Caricatura Paulistana

por Maramgoní

@maramgoni

Inspiração: “Minha inspiração é o povo paulistano e todas as outras pessoas de cidades e nacionalidades diferentes que compõem a agitação do dia a dia, conferindo a São Paulo um ar caricato.”

Patrocinador:

Deixa as crianças “pintá”!

por Marcos Mion

@marcosmion

Inspiração: “Pollock! Joga tinta geral que as cores sabem o caminho!”

Patrocinador:

O Som da Chuva

por Mi Castelani

@micastelani

Inspiração: “O som da chuva busca mostrar a importância da qualidade de vida do ser humano onde todo som, principalmente os que nos conectam à natureza são primordiais à nossa saúde emocional.”

Patrocinador:

OM – O Som do Universo

por Mi Castelani

@micastelani

Inspiração: “A inspiração é sobre o sagrado. Este símbolo tanto visual quanto sonoro faz com que sejamos a conexão entre o céu e a terra e nos leva em meditação à paz absoluta e a divina harmonia.”

Patrocinador:

Um pouco mais a além

por Mi Castelani

@micastelani

“‘Um pouco mais além’ mostra, através das cores e movimentos da pintura, a beleza de ver, sentir e ouvir os movimentos da natureza como das chuvas, dos ventos, trovões e relâmpagos.”

 

Patrocinador:

E(s)coar

por Nah Pinheiro

@nah.pinheiro

Inspiração: “As movimentações sonoras acontecem na água e também no ar, onde os sons escoam e ecoam em frequências diferentes. É movimento e velocidade, organicidade e força. Regras rítmicas em cada natureza.”

Patrocinador:

Girasom

por Nah Pinheiro

@nah.pinheiro

Inspiração: “Girasom: ouvir o som da liberdade. Ir. Girar ao Sol para iluminar a alegria. Gerar o som para voar em cor.”

Patrocinador:

O Som das Cores

por Negritoo

@ngritoo

Inspiração: “A ideia para o meu projeto foi o que a representação das cores pode significar para um deficiente auditivo, desde a sinestesia dos sentidos em que a pessoa pode escutar um som e ver uma cor, ou na importância das cores para auxiliar os deficientes no seu dia a dia, como o vermelho para ‘PARE’, ou uma luz de advertência, ou o amarelo para ‘ATENÇÃO’.”

Patrocinador:

Fluxo da Vida

por Patricia Amato

@patriciaamato_

Inspiração: “Apresento a vida humana embrionária numa simbiose com o meio ambiente. O feto tem a cor verde e se mescla com o fluxo ambiental. A mensagem é “Eu e a Natureza somos um, não existimos um sem o outro”. É o Fluxo Natural da Vida. Sem ele não há equilíbrio sustentável.”

Patrocinador:

Indo e Vindo

por Paulo Ferrari

@pauloferrariart

Inspiração: “Procura retratar o movimento orgânico do ouvir, suas nuances, performance e colorido gestual.”

Patrocinador:

O Falado Cinema Mudo

por Paulo Ferrari

@pauloferrariart

Inspiração: “Resgata o contraste entre som e silêncio, cor e p&b, tendo como pano de fundo a 7ª arte.”

Patrocinador:

Sonora

por Pedro Sertã

@sertapdro

Inspiração: “Sonora é uma obra que visa aguçar os sentidos, disseminando o som da arte, através de ondas sonoras e vibes positivas.”

Patrocinador:

Zumbido

por Pedro Sertã

@sertapdro

Inspiração: “‘Zumbido’ tem o intuito de alertar sobre poluição sonora, que está presente em todos os dias do nosso cotidiano, e muitas vezes nem percebemos.”

Patrocinador:

Mais Sentido

por Pretoman

@pretoman

Inspiração: “Mostrar os sentidos, deixando um desenho que chame a atenção, mas mostre mais ao se aproximar da peça.”

Patrocinador:

Camadas da Alma

por Renato Gave

@renatogave

Inspiração: “O princípio da emoção surge através da audição. Sabe quando você joga uma pedrinha em um lago calmo e pacato? As camadas auditivas mais parecem ondas, como as que reverberam no lago. A audição é, dentre todos os sentidos humanos, o primeiro a ter o desenvolvimento completo em termos de origem. O ser humano utiliza o som, em conjunto com outros tipos de estímulos provenientes do ambiente para perceber o mundo à sua volta, despertando emoções e sentimentos. Mas não nos esqueçamos de outra escuta que temos. Sabe aquela voz que vem do coração? Aquela que só a gente ouve? O que reverbera dentro de nós, diz muito o que somos e porque somos. Escuto o mundo que habito e o mundo que habita em mim.”

Patrocinador:

Earnergy

por Renato Gave

@renatogave

Inspiração: “De forma lúdica, foi mostrada a quebra da barreira do som e que, por trás de tudo, está a tecnologia, ajudando as pessoas a ouvirem mais e melhor.”

Patrocinador:

A Natureza

por Reynaldo Berto

@reynaldoberto

Inspiração: “Trazer o prazer que é poder ouvir A NATUREZA”

Patrocinador:

Pássaros

por Reynaldo Berto

@reynaldoberto

Inspiração: “A liberdade de ouvir.. trazendo um pouco da cultura do cordel e xilogravura.”

Patrocinador:

Esperança de Ouvir

por Rita Caruzzo

@ritacaruzzo

Inspiração: “O universo apesar de aparente silêncio….. tem sons. A obra representa a esperança de poder ouvir.”

Patrocinador:

O Amor que Cura

por Rita Caruzzo

@ritacaruzzo

Inspiração: “Pintei um jardim bem colorido com beija-flor, símbolo do amor ao proximo, da cura, força e alegria da delicadeza. Que seja um exemplo que a cidade fique mais alegre, onde espero poder contribuir com minha arte para esse projeto tão importante.”

Patrocinador:

Auricopostura

por Rogerio Carnaval

@carnelevare

Inspiração: “Inspirado na figura que aponta pontos da Auricopuntura, a obra vai se refererindo a pontos que podemos observar para mudanças de paradigmas. Algumas palavras na composição com conotação negativas serão desconstruídas para o positivo, como (im)possível.”

Patrocinador:

Selva de Pedra

por Ronah Carraro

@ronahcarraro

Inspiração: “Inspirada nas paisagens urbanas onde a dureza do concreto e a natureza se fundem, criando um contraste entre cores, formas e sons.”

Patrocinador:

O Som do Coração

por Sônia Botture

@soniabotture

Inspiração: “Minha ideia foi passar um pouco de amoção e alegria da música, através das cores e formas.”

Patrocinador:

A Cor do Som

por Tania Turcato

@tania_turcato

Inspiração:”Os cactos e suculentas são plantas sensíveis, mas conseguem sobreviver mesmo em territórios hostis. (…) Ao mesmo tempo em que são delicadas e frágeis, são persistentes pela vida. Tânia Turcato por se identificar tanto com essas plantas pegou para si esse conceito de sensibilidade e força para viver da arte nesse no ambiente em que vivemos de preconceitos, moralismos, violência e intolerâncias. (…) Levando esse conceito para a orelha sua intenção é mostrar beleza e força.”

Patrocinador:

Décadas do Som

por Tânia Turcato

@tania_turcato

Inspiração: “A artista se inspirou na história da empresa GN Resound que este ano completa 150 anos, por isso a orelha foi intitulada ‘Décadas do Som’. No verso da orelha, o relógio de bolso representa época de grandes invenções e a passagem do tempo. Acima, o telégrafo imitindo sinais, nesta década foi a GN Resound que emitiu o primeiro sinal entre Europa e Ásia. Estes sinais continuando fluindo para frente da orelha e entrando na anatomia colorida da nossa audição. Símbolos (engrenagens) que hoje vemos em nossos celulares indicam a configuração ou a alta tecnologia que a empresa alcançou.”

Patrocinador:

Sexto Sentido

por Tânia Turcato

@tania_turcato

Inspiração: “A orelha ‘Sexto Sentido’ foi inspirada em uma obra que a artista já havia pintado em 2013, chamada ‘Ofurô’. O formato da orelha provocou a artista em repetir a pintura, porque imaginou que, dentro de uma orelha, a imagem ganharia mais força. A obra ‘Sexto Sentido’ é o momento mais íntimo da mulher, quando ela precisa refletir, se ouvir para se apoderar de si.”

Patrocinador:

Uni-ponto

por Thatiane Marcinelli

@thatiane.marcinelli

Inspiração: “A proposta de design explora os conceitos do ponto e suas infinidades, fazendo uma reflexão da nossa existência como pessoas em sociedade. Um ponto somado a outro, nunca está só! Olhe para o lado e verá. Um ao lado do outro, pode ser pequeno, pode ser menor, um maior e um outro enorme, todos são pontos, unidos, infinitos e únicos! O ‘Uni-Ponto’ traz a reflexão de que somos um ponto dentre tantos despertados por nossas vivências, experiências e sentimentos. Juntos somos um conjunto de pontos, todos iguais, na nossas diferenças! Pontue, que somos pontos de alegria, amor, gentileza e empatia, que os pontos se espalham e se unem, pois sempre estão um ao lado do outro, somos pontilhados.”

Patrocinador:

Som Infinito

por Criada por Thomas Hütter, pintada por Reynaldo Berto

Inspiração: A arte “Som Infinito” foi inspirada nos implantes auditivos que podem encher o seu mundo com as alegrias do som. Um implante coclear por exemplo envia sinais elétricos diretamente para o nervo auditivo e em seguida são enviados para o cérebro, onde são interpretados como som. A arte simboliza este processo e promove a consciência desta alta tecnologia, sendo o acesso a essa o maior desafio. Toda criança nascida surda deve ter a capacidade de crescer, ter uma educação e atingir seu pleno potencial sem as limitações da perda auditiva. Este também é nosso objetivo na MED-EL para garantir que as crianças tenham acesso e superem a barreira à comunicação e à qualidade de vida.

Patrocinador:

O Som Precioso

por Titina Corso

@titinacorso

Inspiração: “Criei junto com eles (patrocinador) a linguagem artística para abordar as cores da empresa e seu conceito básico que é a inclusão dos deficientes auditivos novamente na percepção auditiva da vida, e o quanto precioso é esse sentido para os humanos”.

Patrocinador:

Doodle

por Wagner Kuroiwa

@wagnerkuroiwa

Inspiração: “A ideia, inspiração e abordagem é o som da música e alegria de todas as manifestações populares. O carnaval, a torcida no futebol, o alarido das crianças em seus jogos e brincadeiras. E também os sons da natureza. As aves, cigarras. A cor é vibrante, quente e atrairá a atenção do espectador que, ao ver os inúmeros detalhes, participará do trabalho.”